sábado, 3 de fevereiro de 2024

FIM DOS TEMPOS - TEMPOS DO FIM




Não são poucos hoje que vêem a gravidade dos tempos atuais. Parecem sinais do Fim dos tempos ou dos Tempos do fim. Isso não é aleatório, pois as classes poderosas, dominadoras do mundo pelas armas e pelas finanças, nos têm colocado diante de situações que podem implicar grave afetação da vida humana e da própria biosfera. Não sem razão Noam Chomsky, um dos mais atinados analistas da situação mundial, tem publicado um livro, junto com outros autores com o título:COMO PARAR O RELOGIO DO JUÍZO FINAL, Editora ICL 2023.

Os poderosos sequer dão ouvidos a estas ameaças, pois, isso prejudicaria seus negócio bilionários. Querem que o mundo permanece assim como está, pouco importam as mudanças climáticas, a eventual virosfera, a chegada de novas bactérias que estavam congeladas há milhares de anos sob o parmofrost ou liberadas devido à permanente devastação da natureza.

Eles são obsessionados pelo lucro pessoal ou de suas empresas. Mas é um imperativo ético dos que tomaram consciência dos riscos sob os quais estamos, de alertar a população para estar preparada para eventos extremos (grandes enchentes, ondas de calor insuportável, danos ao agronegócio, grandes queimadas -o piroceno - etc).

Devemos aceitar que a Terra mudou e entrou num outro tipo de comportamento que poderá ser nocivo à vida humana e à natureza. Todos os tomadores de decisões deverão reestudar a configuração das cidades, as margens dos rios e os eventuais grandes deslizamentos de montanhas.

Cada pessoa deve considerar como se defender e preservar seus bens, conquistados com grande sacrifício. Nada mais será como antes.

Quem não tomar seriamente em consideração estas mutações do planeta, se exporá aos danos eventuais dos eventos extremos e da própria vida pessoal e de sua família.

Não temos outra alternativa senão mudar, adaptamo-nos à nova situação, estar vigilantes e ouvir a ciência que nos alertará da vinda de tufões, ventanias, grandes chuvas etc. e como minorar os danos causados.

Preparemo-nos, pois, por amor à vida e à Casa Comum, a Mãe Terra

Boff

Nenhum comentário:

Postar um comentário